Notícias

Lançamento do livro Inquérito Policial Democrático atrai grande público

Posted by:

23 de maio, 2019

Autoridades, especialistas e acadêmicos prestigiaram o lançamento do livro Inquérito Policial Democrático, do delegado e conselheiro fiscal da ADPESP, Ronaldo Sayeg. A obra reúne teoria e prática, com destaque para técnicas modernas e de compliance, acerca da elaboração da peça administrativa de investigação da Polícia Judiciária.

Sayeg explica que o livro traz novas vertentes e enquadra todo o arcabouço do inquérito policial dentro do espectro democrático e da Constituição Federal: “Apresentamos documentos, termos exemplificativos e temas do cotidiano”.

Para o diretor de Relações Institucionais, Dario Elias Nassif, trata-se de uma publicação com subsídios para o desenvolvimento correto do procedimento previsto no Código Penal. “A obra traz uma abordagem vanguardista, posicionando o inquérito policial como procedimento garantidor dos direitos e garantias individuais. É um importante instrumento de pesquisa e apoio a ser utilizado por delegados e operadores do Direito”, resumiu.

O secretário geral da ADPESP, Fernando David Gonçalves, endossou a avaliação: “Inquérito Policial Democrático é produção acadêmica ímpar. O autor desenvolve temas de extrema relevância para a investigação criminal garantidora dos direitos humanos fundamentais”.

Prestigiaram o lançamento a diretora Comunicação Social da Associação, Beatriz Vinha Paschoal Pestilli e o vice-presidente do SINDPESP, José Vicente Fonseca. Também estiveram presentes o deputado estadual, delegado Olim (PP), a desembargadora do TJ-SP, Ivana David, o delegado geral e a delegada adjunta da Polícia Civil de São Paulo, respectivamente Ruy Ferraz Pontes e Elisabete Sato.

Lançado na noite desta quarta-feira (22/05), na Livraria da Vila, o livro Inquérito Policial Democrático conta com a apresentação do professor da FGV, Rafael Alcadipani, e o prefácio da professora da USP, Marta Saad.

A publicação, da Editora Lumen Juris, esgotou antes mesmo do fim do evento. Após o lançamento, Ronaldo Sayeg participou de um jantar com colegas delegados na ADPESP.

0