Gustavo Mesquita Galvão Bueno

Gustavo Mesquita Galvão Bueno é graduado em Direito pela PUC-SP, delegado de Polícia no estado de São Paulo e professor concursado da disciplina de Criminologia da Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo (Acadepol). Em 2018, aos 38 anos, se tornou o mais jovem presidente da história da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), maior e mais antiga entidade representativa de delegados estaduais no Brasil. Em 2021, inicia seu segundo mandato à frente da entidade.

Exerceu por sete anos suas funções como delegado de plantão, junto à distritos policiais territoriais da capital paulista, atuando inclusive na central de flagrantes. Posteriormente, foi convidado a integrar o DHPP, departamento onde foi designado para a Divisão Antissequestro, atuando por cerca de três anos. Nesse período, se notabilizou por contribuir para a redução dos índices de sequestro relâmpago, até então alarmantes na capital, tendo por tal motivo sido agraciado pelo delegado geral com elogio formal que consta em seu prontuário funcional. Possui especialização e habilitação para utilização tática de carabinas, metralhadoras e fuzis.

Mesquita é também presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) e diretor do departamento de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).