Gustavo Mesquita Galvão Bueno

Gustavo Mesquita Galvão Bueno, 38 anos, é o mais jovem presidente da história da ADPESP. Com 10 anos de carreira como delegado de polícia, foi eleito para presidir a Associação, no período de 2018 a 2020. Ele também foi um dos líderes e fundadores do Movimento Nova Polícia Judiciária, que tem como principais bandeiras o fortalecimento, a moralização e a mudança de imagem da Polícia Civil.

A diretoria presidida por Gustavo mescla delegados novos e experientes unidos pelo ideal de servir à sociedade por meio do fortalecimento da polícia judiciária como instrumento fundamental para uma investigação criminal plena e eficaz, balizada pelo estrito respeito à legalidade e ao Estado Democrático de Direito.

Formado em Direito e pós-graduando em Segurança Pública pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Gustavo atuou como advogado por cinco anos. Aprovado em concurso público, ingressou na Polícia Civil em 2008. Atuou no DECAP (Departamento de Polícia Judiciária da Capital e do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), destacando-se na DAS (Divisão Antissequestro).

Desde o início de 2019, Gustavo é também 2º vice-presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) e diretor do departamento de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).