Notícias

“Encontro Amigos da Polícia Judiciária” reúne 35 candidatos ao legislativo no auditório da ADPESP

Publicado em: 10 de Ago de 2018

O “Encontro Amigos da Polícia Judiciária” reuniu 35 candidatos ao legislativo, das 9h às 13h de sexta-feira (10/08/2018), no auditório da ADPESP. Destaque para as propostas de valorização da inteligência, investigação e autonomia da Polícia Judiciária.

Com organização da ADPESP, SINDPESP, SINDPF/SP e ADPF/SP, o evento serviu à exposição democrática de ideias em defesa da segurança da sociedade brasileira. A ampliação e atualização dos equipamentos de combate à criminalidade, o suporte tecnológico e o reconhecimento financeiro dos profissionais também foram ressaltados pelos participantes do evento.

Para os presidentes das entidades organizadoras, Gustavo Mesquita (ADPESP), Raquel Gallinati (SINDPESP) e Tania do Prado (SINDPF/SP e diretora da ADPF/SP), o encontro alcançou os objetivos pré-estabelecidos. Na imagem em destaque no topo dessa matéria está também George Melão, advogado especializado em Direito político, ex-presidente do SINDPESP e mediador dos trabalhos.

“Esta reunião representa uma inédita tomada de posição, não só de amigos das polícias Civil e Federal, mas também de outros segmentos comprometidos em melhorar a segurança pública, a partir do fortalecimento da investigação e dos investimentos na estrutura dessas forças judiciárias”, resumiu Gustavo Mesquita, presidente da ADPESP.

Cada concorrente ao Senado e para deputado federal e estadual teve 5 minutos para discursar. Dos postulantes ao Congresso Nacional presentes no evento, 20 assinaram documento comprometendo-se, caso eleitos, a defender as causas propostas pela ADPESP, SINDPESP, SINDPF/SP e ADPF/SP. Outros 3 concordaram  parcialmente com as reivindicações.

As entidades organizadoras do evento defendem:

  • Autonomia da Polícia Civil e da Polícia Federal;
  • Mandato fixo para o dirigente de cada instituição, escolhido a partir da lista tríplice;
  • Valorização e respeito às prerrogativas do delegado de polícia;
  • Aprimoramento das leis processuais penais e de combate à corrupção;
  • Manutenção dos direitos de aposentadoria do policial, conforme artigo 40, § 4º, II da Constituição Federal e regulamentação pela LC 51/85, em razão do risco da profissão;
  • Manutenção do ingresso às carreiras da Polícia Federal por concurso público.

Confira os 20 candidatos/parlamentares que assinaram integralmente o documento com as reivindicações das entidades organizadoras: Daniela Bruzarrosco, Adalberto Freitas, Gilvandro Oliveira Filho, Renato Pupo, Cabo Elaine, Wilson Paiva, Gilberto Fraga, Leocadia de Castro, Walter Ciglioni, Delegado Olim, Carla Zambelli, Prof. Cícero Fernando, Luiz Francisco, Celso Russomano, Itamar Borges, Eliana Passarelli, Claúdio Inácio, Marcos Dantas, Júlio Casarin e Fernando Gesse.

Os candidatos/parlamentares que assinaram parcialmente foram: Luiz Flávio Gomes, Coronel Telhada e Eduardo Prado. Compareceram ao evento também Antonio Goulart, Eduardo Boigues,  Edson Satoru, Ilmar Muniz, Almir Felitte, Joice Hasselman, Maurício Freire, Major Olímpio, Paulo Mathias, Paulo Roberto Queiroz, Romeu Tuma Júnior e Valdecir Aparecido.

O evento teve transmissão ao vivo pelo Facebook da ADPESP. A iniciativa inédita alcançou mais de 2 mil pessoas, registrou aproximadamente 600 visualizações e mais de 20 compartilhamentos, entre outros indicadores de performance, até cerca de 3 horas após a publicação.

Veja mais fotos com os participantes em nosso Instagram: @adpesp.