Notícias

Delegados lançam o primeiro Código Penal em Crônicas do Brasil

Posted by:

Publicado em: 18 de Ago de 2023

De acordo com Higor Vinicius Nogueira Jorge e Roger Franchini, “a obra vai além do mero tecnicismo dos manuais acadêmicos, pois são textos produzidos com uma boa dose de subjetividade de seus autores, embora a maioria deles baseados em histórias verdadeiras, sendo uma fonte valiosa de informação para estudantes do Direito, concurseiros e profissionais da persecução criminal”.

O prefácio da obra foi elaborado por Diogo da Silva Roiz, que é professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pós-doutor em história pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Conforme trecho do prefácio: “Nas décadas iniciais do século XXI, a produção literária segue refazendo as tramas intermináveis da realidade para continuar a dar novos sentidos e interpretações para as leis, os julgamentos e a burocracia estatal. E é o que fazem um conjunto de jovens delegados e delegadas de polícia, ao repensarem o Código criminal brasileiro a partir de crônicas feitas com base em suas experiências cotidianas, no exercício de fazer cumprir as leis.

Os 22 autores que fazem parte da iniciativa se preocuparam em discutir dos artigos 121 até o 359 do código criminal brasileiro, por meio de mais de 200 crônicas curtas, simples e diretas.

O resultado é um trabalho instigante, no qual realidade e imaginação, o legal e o ilícito, o jeitinho e o formalismo, a riqueza e a marginalidade, faz com que a lei seja vista em diferentes ângulos, a partir das peculiaridades da sociedade brasileira, que vai muito além das relações entre sexo, classe social e cor, ou entre relações de gênero, ou mesmo sobre as questões étnico-raciais”.

O livro está disponível para compra através do link: www.editorajuspodivm.com.br/codigo-penal-em-cronicas-2023

0