Notícias

ACADPESP recebe Marcelo Thadeu Quintanilha Martins para palestra de julho

Posted by:

Publicado em: 16 de Jul de 2018

A Academia de Ciências, Letras e Artes dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo recebe, neste mês de julho, o Professor Doutor Marcelo Thadeu Quintanilha Martins para uma palestra com o tema “A civilização do Delegado: Modernidade, Polícia e Sociedade em São Paulo nas primeiras décadas da República, 1889-1930”, tese de seu doutorado na Universidade de São Paulo, em 2012. Martins é diretor técnico do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

O encontro mensal acontece na quarta-feira, dia 25 de julho, a partir das 15h, no auditório da sede social da ADPESP. A palestra é aberta para todos os associados. O público externo pode registrar o interesse através do e-mail [email protected].

Confira o resumo da tese que será o tema da palestra deste mês:

Durante as décadas iniciais da República a polícia paulista foi ampliada, profissionalizada e a sua ação se disseminou pelo espaço público como um dos pilares da nova ordem. O presente estudo busca examinar a modernização da polícia como parte importante das transformações pelas quais passou a sociedade paulista em um momento em que São Paulo despontava no cenário internacional como maior pólo exportador de café do planeta. Nesse mesmo momento, as polícias dos principais centros urbanos do mundo também se modernizavam com o objetivo de proteger e propagar uma concepção dominante de ordem social, que dava sustentação às transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do século XIX. Abraçando uma perspectiva transnacional, este estudo pretende lançar luz sobre conexões e interações que contribuem para a compreensão do complexo processo de sedimentação de uma cultura policial em São Paulo e as suas imbricações com a emergência de novos atores sociais.

SERVIÇO
339ª reunião mensal da ACADPESP
25 de julho de 2018 às 15h
Auditório da ADPESP, 9º andar

0