Neste mês de agosto, o delegado da Polícia Civil de São Paulo, André Santos Pereira assumiu a presidência da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ), sucedendo o delegado Thiago Frederico de Souza Costa (DF), que está licenciado do cargo. André Pereira cumprirá o mandato de presidente, representando cinco mil delegados das Polícias Civis dos estados e suas entidades de classe afiliadas.
André Pereira tem atuação destacada na Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP) como Diretor de Relações Institucional, sendo reconhecido por seus pares pelo dinamismo no desenvolvimento de projetos que buscam sanar os problemas trabalhistas da classe, no estado de São Paulo e, ainda, com prestigio nacional pelo intenso trabalho no âmbito do novo texto da Lei Orgânica das Polícias (PL nº 1.949/2007).
O novo presidente da ADPJ, André Pereira, vai comandar a ADPJ trabalhando em conjunto com os Poderes da República, nas pautas de valorização da carreira dos delegados. “A nossa missão é continuar fortalecendo a Polícia Judiciária em todo o país, com avanços na valorização profissional, na defesa das prerrogativas funcionais e no aperfeiçoamento institucional, para demonstrar à sociedade a importância da Polícia Judiciária no combate à criminalidade e à impunidade”, frisou André Pereira.
Sobre André Pereira – novo Presidente da ADPJ:
André Santos Pereira é graduado em Direito pela Uninassau (PE) e especialista em Inteligência Policial e Segurança Pública (Escola Superior de Direito Policial/FCA). Tem extensa trajetória na área da Segurança Pública, com quase duas décadas de atuação. Iniciou sua carreira policial, em 2004, no cargo de soldado da Polícia Militar de Pernambuco. Em 2008, se tornou Agente da Polícia Civil de Pernambuco, e ao longo dos anos se destacou como Chefe de Investigações, alcançando a classe de Comissário de Polícia. Em 2017, mais um degrau da carreira foi conquistado com a posse no cargo de Delegado de Polícia do Estado de São Paulo.
Na Polícia Civil de São Paulo exerceu funções no Departamento da Capital (DECAP), integrando as equipes de Polícia Judiciária do 50º DP – Itaim Paulista. Posteriormente, foi lotado na 8ª Delegacia Seccional e designado para responder pelas equipes dos plantões da 8ª e 7ª Delegacias de Defesa da Mulher (São Mateus e Itaquera), na zona leste, de São Paulo.
Além de diretor da ADPESP, André Pereira, é membro do Conselho de Gestão da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (CONACATE), completando seu comprometimento com as pautas relacionadas às carreiras de Estado, em âmbito nacional. Entre os colegas é reconhecido por sua conduta ética, visão legalista e democrática.
Sobre a ADPJ:
A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (ADPJ) foi fundada em agosto de 2017, como sociedade civil, sem fins lucrativos e constitui-se entidade de classe de âmbito nacional, congregando delegados de polícia das Polícias Civis e Federal, para a defesa de suas prerrogativas, direitos, interesses e livre exercício do cargo. Tem por missão promover a interlocução entre os delegados de polícia, visando adequações das atribuições do cargo, diante dos desafios da evolução social.
AGO
2023