Notícias

Publicado no Diário Oficial de SP edital sobre Lista Tríplice para indicação do Delegado Geral de Polícia

Publicado em: 1 de Ago de 2018

Foi publicado nesta quarta-feira, 01 de agosto, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital elaborado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo para a formação da Lista Tríplice para indicação do Delegado Geral de Polícia, um importante pleito da classe e fundamental para que a Polícia Civil de São Paulo, uma instituição de Estado, exerça sua autonomia livre de possíveis ingerências.

A escolha do chefe máximo da polícia judiciária paulista sempre foi realizada diretamente pelo governador. A proposta da Lista Tríplice é a de que os delegados de polícia da ativa votem em três nomes de delegados de classe especial, que serão apresentados ao Executivo para que, dentre eles, o novo Delegado Geral seja escolhido.

Para que o processo seja desempenhado com idoneidade, foi eleita uma comissão eleitoral que presidirá os trabalhos. A comitiva será presidida pelo delegado de polícia Marçal Honda e contará com o diretor do SINDPESP, Emiliano Chaves Neto, com as delegadas Beatriz Pestilli, Jacqueline Valadares e o tesoureiro da ADPESP, Rodrigo Lacordia.

Estado mais democrático

O modelo de escolha baseado em lista tríplice nada mais é do que um aperfeiçoamento da democracia num Estado que confia em suas instituições para deliberarem sobre quem deve comandá-las. No caso da Polícia Civil, isso contribui para o fortalecimento da instituição e blindagem para possíveis ingerências.

No Estado de São Paulo, há 136 delegados de classe especial elegíveis, que preenchem o requisito por estarem no mais alto grau de hierarquia da carreira.

O processo

A votação por meio eletrônico, via webmail institucional enviado aos eleitores, será entre os dias 18 e 29 de setembro de 2018. A votação presencial será na sede da ADPESP, no centro de São Paulo, entre nos dias 28 e 29 de setembro.

O resultado será divulgado pelos presidentes do SINDPESP e da ADPESP logo após a apuração do resultado, no dia 01 de outubro de 2018.

O cronograma acordado pode ser conferido abaixo:

• 01/08/18 – Publicação do Edital do processo eleitoral e envio de comunicação aos Delegados elegíveis.
• 16/08/18 – Confirmação e registro das solicitações de exclusão, aprovação e homologação da lista de Delegados de Polícia aptos a receber votos.
• 17/09/18 – validação do sistema eletrônico.
• 18/09/18 – Início do período de votação pelo sistema eletrônico.
• 28/09/18 – Início do período de votação presencial.
• 29/09/18 – Término do período de votação.
• 01/10/18 – Divulgação do resultado da lista tríplice.

Leia o edital na íntegra clicando aqui.