Notícias

Diretores da ADPESP participam do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Posted by:

5 de agosto, 2019

A 13ª edição do Fórum Brasileiro de Segurança Pública reuniu os principais atores da área, como policiais, gestores públicos dos estados e municípios, integrantes do sistema de justiça criminal, sociedade civil e academia, entre os dias 31 de jullho e 2 de agosto. Representando a ADPESP, estiveram presentes o diretor de Relações Institucionais Dario Nassif e o tesoureiro geral Rodrigo Lacordia.

Entre os assuntos abordados nos diferentes painéis, destaque para as temáticas relacionadas à estruturação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP); a construção de articulação, integração e coordenação entre as diferentes instituições públicas do sistema; e a seleção de prioridades e temas estratégicos para que o debate e as ações de segurança pública avancem no sentido da redução do crime, da violência e do medo no país.

“Participar de um debate qualificado como esse é fundamental. Pudemos conhecer iniciativas importantes que estão sendo desenvolvidas em outros estados e mostrar projetos desenvolvidos pela Polícia Civil paulista”, destacou Nassif.

Violência de gênero

A delegada Jamila Ferrari, associada ADPESP, participou do painel sobre Políticas de Enfrentamento a Violência contra as Mulheres. Além de dados sobre a violência contra a mulher no estado de São Paulo, ela apresentou as ações desenvolvidas pela Polícia Civil.

O Projeto Integrar, que oferece capacitação especializada na ACADEPOL, aos policiais civis para atendimento à mulher vítima de violência doméstica, foi o destaque da palestra. O projeto foi finalista no Prêmio Casoteca 2018, na categoria Boas Práticas de Instituições Públicas.

Jamila apresentou ainda outras iniciativas, como o Protocolo Único de Atendimento, o Curso de Reeducação Familiar, o aplicativo SOS Mulher, e o Programa Bem-Me-Quer.

Durante o painel, o presidente da ACADPESP e membro do Conselho de Ética da ADPESP, Roberto Maurício Genofre, foi elogiado pelo pioneirismo na criação de delegacias de defesa da mulher, ainda na década de 1980.

Outras ações

Ao longo dos três dias do Fórum, os diretores da ADPESP visitaram a Academia de Polícia da Paraíba e a Associação dos Delegados da Paraíba, sendo recebidos pelos respectivos presidentes Severiano do Nascimento Filho e Sterferson Nogueira. O delegado seccional de Campina Grande, Pedro Ivo, também acompanhou a visita.

“Ações de aproximação e relacionamento com entidades policiais de outros estados fortalecem a Polícia Civil, na medida em que permitem troca de informações e experiências”, pontuou Rodrigo Lacordia, tesoureiro geral da ADPESP.

O 13° Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi realizado em João Pessoa, entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.

0