Notícias

ADPESP e Grupo dos Guerreiros Defendem Competências da Polícia Civil em Reunião com Deputado Federal Delegado Palumbo

Posted by:

Publicado em: 21 de Jun de 2024

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), em parceria com o grupo ‘Guerreiros’, participou de uma reunião crucial no escritório do Deputado Federal, Delegado Palumbo. O encontro, que visou lutar pela observância das competências da Polícia Civil, abordou o andamento do grupo de trabalho criado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para a implantação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pela Polícia Militar.

O tema central da reunião foi a defesa das competências legais e constitucionais da Polícia Civil, uma vez que a implementação do TCO pela Polícia Militar é vista pela ADPESP e pelos ‘Guerreiros’ como uma usurpação das atribuições da Polícia Civil. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para garantir que as competências da Polícia Civil sejam respeitadas e que a implementação do TCO pela Polícia Militar não avance sem a devida consideração dos impactos legais e operacionais.

Apelo Importante

Em um vídeo compartilhado nas redes sociais da ADPESP, um integrante do grupo dos ‘Guerreiros’, ex-delegado geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo e ex-presidente da ADPESP, fez um apelo direto ao Governador do Estado de São Paulo:

“Governador, o senhor tem o nosso apreço e o nosso respeito. Quando assumiu o cargo, jurou cumprir a Constituição e as leis do Brasil. Rogamos ponderação e cautela quanto à decisão a ser tomada em relação ao pleito meramente corporativo, ilegal, inoportuno, improdutivo e divisionista da Polícia Militar, que teima em usurpar competência alheia. Há uma grave e irreversível crise institucional a ser evitada, que não interessa ao serviço público, à população e ao seu governo. Não se deixe levar pela desinformação. Não humilhe a Polícia Civil, que vem prestando excelentes serviços, enaltecendo e valorizando sua gestão. Não coloque o Delegado Geral e todo seu Conselho em situação de ‘escolha de Sofia’. Quem lucrará com essa situação? A população, certamente não!”

Importância do Debate

O debate sobre a implementação do TCO pela Polícia Militar é uma questão sensível e de grande importância para a Polícia Civil. A ADPESP e o grupo ‘Guerreiros’ estão empenhados em garantir que as competências da Polícia Civil sejam respeitadas, protegendo assim a estrutura institucional e a eficiência dos serviços prestados à população.

A ADPESP continuará a monitorar de perto os desenvolvimentos e a participar ativamente dos diálogos com autoridades e entidades competentes para assegurar que a Polícia Civil mantenha suas atribuições intactas e que a segurança pública no Estado de São Paulo seja preservada.

 


Em 12 de maio 2022, um grupo de delegados aposentados, reunidos na sede da ADPESP, dava início ao Grupo dos Guerreiros, com a finalidade de buscar estreitamento dos laços de amizade fraterna, e adotar medidas e traçar estratégias para o fortalecimento da Classe dos Delegados de Polícia e o engrandecimento da Instituição.

0