Notícias

Quatro são presos em operação contra pedofilia no Vale do Paraíba

Posted by:

Publicado em: 11 de Jul de 2018

Quatro pessoas foram presas em flagrante em uma operação de combate à pedofilia na manhã desta quarta-feira (11) em seis cidades do Vale do Paraíba. A operação da Polícia Civil teve como alvo oito endereços em Jacareí, Lorena, Guaratinguetá, Cruzeiro, Campos do Jordão e São José dos Campos. Os envolvidos baixavam conteúdos de sexo com crianças e adolescentes na ‘Deep Web’ – zona de internet não detectada por mecanismos de buscas – e foram rastreados pela polícia.

Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e quatro pessoas de Jacareí, Cruzeiro, São José dos Campos e Lorena foram presas em flagrante. Nos computadores e celulares dos suspeitos foram encontrados materiais com conteúdo pornográfico envolvendo menores.

A operação começou depois de uma investigação do setor de crimes cibernéticos, ligados à delegacia seccional de Jacareí. O setor fez rondas no cenário virtual e encontrou registros de endereços eletrônicos na região baixando esse tipo de conteúdo na Deep Web.

Segundo o delegado responsável, Guilherme Caselli, foram três meses rastreando os endereços, as atividades e tentando desmascarar o protocolo de internet dos suspeitos, que levou aos endereços físicos. Os presos são pessoas com grau de formação e poder aquisitivo.

“Todas essas pessoas usavam a deep web para acessar e baixar esse tipo de conteúdo. Nesse ambiente, não há um servidor, então é difícil desmascarar o endereço e quem pode ser o fornecedor do material. É o tipo de crime que não tem rosto”, explica Caselli.

O delegado explica que essa é a primeira apuração do setor de crimes cibernéticos totalmente autônoma. “Nós não partimos de uma denúncia, nós conseguimos encontrar o registro em busca no cenário virtual, rastrear e prender. É uma nova frente para esse que também é um novo paradigma de crime”, diz.

Foram apreendidos nos endereços computadores, celulares, pen drives e cds. Os materiais foram encaminhados para a perícia da Polícia Civil. Os envolvidos vão responder por pedofilia. Até as 12h policiais ainda cumpriam mandados em Campos do Jordão e Lorena.

0