Nove professores da Academia de Polícia (ACADEPOL) receberam a medalha “Combatente da Força Pública”, do Instituto Histórico Militar de São Paulo, na noite de 20/09/2018 (quinta-feira), nas dependências do Instituto de Engenharia de São Paulo, na Vila Mariana, na capital paulista. Diversas autoridades públicas federais, estaduais e municipais prestigiaram o evento.
Os homenageados escreveram os Manuais de Polícia Judiciária e Operacional da Polícia Civil, por escolha e designação da Delegacia Geral de Polícia, sob coordenação do professor Carlos Alberto Marchi de Queiroz.
As menções honrosas foram aos professores Antonio Rossi dos Santos, Augusto Silva Carrasco, Bertha Fernanda Paschoalik, Carlos Alberto Marchi de Queiroz, Dilermando Queiroz Filho, Haroldo Ferreira, Jaqueline Makovski Bariani, Jarim Lopes Roseira, Miriam Pereira Batista.
Os diretores da época de lançamento dos manuais, Roberto Maurício Genofre e Tabajara Novazzi Pinto, e o ex-Delegado Geral, Maurício José Lemos Freire, também receberam homenagens.
A condecoração corresponde a um agradecimento simbólico pelo empenho e dedicação nas funções relativas à segurança pública para a Nação Brasileira.