Notícias

Presidentes da ADPESP e do TCE reúnem-se para debater deterioração da PC-SP

Posted by:

O presidente e o tesoureiro da ADPESP, respectivamente Gustavo Mesquita Galvão Bueno e Rodrigo Lacordia, e o presidente do TCE, Antônio Roque Citadini, encontraram-se na manhã desta terça-feira (07/05), para tratar da fiscalização do Tribunal às delegacias do estado de São Paulo. A ação resultou em um relatório sobre as reais condições de deterioração da entidade.

“É cada vez mais notório o sucateamento da Polícia Civil do Estado e louvamos a competência, sensibilidade e coragem do TCE em olhar para essa questão”, destacou o presidente da ADPESP.

O presidente do TCE reconheceu o grave estado de deficiência da Polícia Civil e afirmou que a entidade pretende repetir e intensificar as fiscalizações. O relatório mapeou, entre outros pontos, que 60% das delegacias não têm o espaço físico conservado, apresentando fissuras, goteiras e infiltrações. Além disso, 83% dos distritos policiais estão sem AVCB (laudo técnico de segurança emitido por bombeiros para funcionamento).

Mesquita entregou ao presidente do TCE o Pacote de 10 medidas de Modernização da Polícia Civil: “A medida de criação do Fundo da Polícia Civil de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (FEPCCOLD) foi apontada como uma das mais importantes por Citadini, que, desde já, demonstrou concordância com a proposta”, antecipou.

No encontro, Mesquita também externou a preocupação da ADPESP com a falta de planejamento do governo do estado para a área de segurança pública, que seja baseado em estudos técnicos.

A ADPESP se colocou a disposição do TCE para contribuir no fornecimento de informações, dados e propostas que possam auxiliar o trabalho do Tribunal em prol do fortalecimento da Polícia Civil e da segurança pública no estado de São Paulo.

Acesse a íntegra do relatório da III Fiscalização Ordenada do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

0