Na manhã desta sexta-feira, 18, o presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita, participou de uma reunião com deputados federais e estaduais e o secretário Nacional de Segurança Pública, Coronel Carlos Renato Machado Paim, durante uma visita dele ao estado de São Paulo.
Dentre os assuntos tratados, o secretário ressaltou a importância da atuação da SENASP em ações estruturantes relacionadas ao apoio às forças de segurança pública estaduais.
O presidente da ADPESP, único representante de entidade de classe presente, ressaltou a importância de se levar adiante a aprovação da Lei Orgânica Nacional da Polícia Judiciária, de modo a fortalecer a identidade e padronização das policiais judiciárias nacionais, especialmente em relação ao ingresso, formação e planos de carreira.
Durante sua fala, Mesquita ressaltou que os policiais civis paulistas recebem o pior salário da federação, o que representa uma enorme distorção e injustiça, e apelou ao secretário para que o governo federal apoie a propositura de um piso salarial mínimo para os profissionais de segurança pública.
O secretário esclareceu que há total intenção do governo federal na aprovação da Lei Orgânica das Polícias Judiciárias, e que estão trabalhando nesse sentido. O Coronel Paim também afirmou que a SENASP está aberta ao diálogo com todos os atores da segurança pública nos estados.
Estavam presentes na reunião, realizada na Alesp, o Deputado Federal Capitão Derrite, os Deputados Estaduais Cauê Macris – presidente da Casa – Delegado Olim, Coronel Telhada, Major Mecca, Tenente Nascimento, Gil Diniz, Frederico D’Avila e agente federal Danilo Balas, além do secretário da SENASP, Coronel Paim e do presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita.
SET
2020