O presidente da Adpesp, Gustavo Mesquita, foi entrevistado esta terça (25/09/2018) no programa ‘Em discussão: Segurança’, da “TV Alesp” (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). A presidente do Sindpesp, Raquel Gallinati, e a presidente do SindPF/SP, Tania Prado, também participaram.
A primeira medida sugerida pelo presidente Gustavo Mesquita foi a recomposição dos quadros da Polícia Civil, hoje com déficit de 13 mil policiais, o equivalente a 31% do quadro previsto em 1994.
O presidente da Adpesp defendeu que o futuro governador do estado, a ser eleito em outubro, nomeie para a Delegacia Geral de Polícia (DGP) um dos três delegados da lista tríplice que está sendo votada pela categoria, até 29/09.
Se escolher um dos indicados, o Delegado Geral terá a confiança “não só da administração, do governo do estado, mas também da classe”, enfatizou Gustavo Mesquita.
A presidente do Sindpesp, Raquel Gallinati, propôs a alteração dos atuais parâmetros de aferição da produtividade policial, que considerou “equivocados”, por serem voltados somente para polícias ostensivas, como, por exemplo, o número de flagrantes realizados.
A presidente do Sindicato dos Delegados da PF, Tânia Prado, disse que a corporação tem déficit de 638 delegados e 1/4 dos policiais federais.
O programa ‘Em discussão: Segurança’, da “TV Alesp”, vai ao ar dia 12 de outubro, às 21 horas. Nele, você também vai saber como a Polícia Federal alcançou a média atual de mais de 500 inquéritos policiais, por ano, inclusive de crimes de colarinho branco, lavagem de dinheiro e corrupção.