Notícias

No Fórum IACC, SECCOLD é destaque em painel

Posted by:

Publicado em: 28 de Nov de 2019

O diretor suplente de Relações Institucionais da ADPESP, Francisco Sannini Neto, foi um dos palestrantes do painel Desafios para o enfrentamento da corrupção. Durante a exposição, o delegado compartilhou a experiência de atuar no primeiro Setor Especializado de Combate à Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) do estado de São Paulo.

Sannini destacou a importância da identificação do fato oculto para a investigação: “No SECCOLD, por fontes abertas, fazemos esse monitoramento rotineiro. O Portal da Transparência nos oferece inúmeras informações valiosas. Com elas, conseguimos não apenas investigar, mas sim, fiscalizar”.

“Se tivéssemos setores especializados em cada região do estado de São Paulo, imaginem a diferença que essas investigações não fariam em cada cidade”, indagou Sannini, que apontou ainda ser importante investir na investigação criminal. “É ela que reduz a criminalidade e, consequentemente, promove a Segurança Pública”, diz.

Para ele, é necessário desarticular as estruturas e os impérios criados ao redor do crime, caso contrário, os delitos continuarão a existir. “É preciso reconstruir todo o cenário anterior e é possível. Há ferramentas para isso, como sequestro de bens, lei de lavagem de dinheiro, colaboração para a recuperação de ativos, entre outras”, sentencia.

O delegado da Polícia Federal Cleyber Malta Lopes e o ex-policial federal Jorge Barbosa Pontes também participaram da mesa. O primeiro apresentou a palestra “A valorização da prova qualificada e a importância da colaboração premiada no combate à criminalidade institucionalizada”. O segundo, coautor do livro “CRIME.GOV – Quando Corrupção e Governo se Misturam” -, ministrou a conferência “O flagelo da delinquência institucionalizada”. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) Edvandir Felix de Paiva foi o debatedor do encontro.

O Fórum IACC é uma realização da ADPESP, ADPF, SINDPF-SP e SINDPESP, com patrocínio da TechBiz. A segunda edição aconteceu no Centro de Convenções Frei Caneca entre os dias 26 e 27 de novembro.

Veja como foi a participação da ADPESP no evento!

0