Notícias

Memórias ADPESP: Previdência já preocupava

Posted by:

Publicado em: 19 de Set de 2019

Nos idos de 1995, as mudanças no sistema previdenciário já ameaçavam e preocupavam os delegados paulistas. As propostas de alteração do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, “ferem mortalmente a carreira de delegado de Polícia”, conforme defendia Paulo Afonso Bicudo – presidente da Associação à época.

Entre as mudanças, estavam o fim da estabilidade no emprego, a elevação da idade para aposentadoria, e o fim da diferença de idade entre homens e mulheres para aposentadoria. Constava ainda os regimes próprios de previdência para servidores civis e militares, com regras idênticas às do INSS para a correção de benefícios já definidos em leis complementares – os inativos deixariam de receber reajustes iguais aos da ativa.

Para defender os direitos da classe, Bicudo esteve em Brasília em conjunto com demais entidades de classe dos servidores públicos. Em reuniões frequentes com parlamentares, o então presidente da ADPESP alertava para a “miserabilização dos delegados aposentados e a destruição do serviço público”. Em uma das reuniões, o líder do PMDB no Congresso, Michel Temer, assegurou a Bicudo a rejeição a qualquer emenda que prejudicasse a Polícia Civil.

Confira a série completa das Memórias ADPESP

0