Notícias

Jovens delegados lançam livro sobre nova polícia judiciária

Posted by:

31 de agosto, 2018

A obra é uma coletânea de estudos e artigos sobre temas atualíssimos do direito, que afetam a vida moderna e as garantias dos cidadãos. Do discurso de ódio na internet ao compartilhamento de imagens íntimas pelo chamado Nudes. Da retenção provisória de suspeitos, frequentemente trazidos à presença do delegado de polícia, à eficiência do inquérito policial eletrônico.

Escrito por 17 autores, “Estudos Contemporâneos de Polícia Judiciária” foi lançado na noite desta quinta-feira (31/08/2018), na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, em São Paulo. A obra apresenta aspectos práticos e teóricos da atividade dos delegados. “Um trabalho científico, moderno e atualizado, escrito a partir da perspectiva do delegado de polícia”, segundo a apresentação da delegada Raquel Gallinati, presidente do SINDPESP.

Um dos estudos, assinado pelo presidente da ADPESP, Gustavo Mesquista Galvão Bueno, e pelo diretor Jaime Pimentel Júnior, analisa de forma crítica a maneira como as atribuições conferidas pela Constituição Federal ao delegado de polícia foram deturpadas por vaidades institucionais.

“O livro é uma importante contribuição no sentido da consolidação da crescente doutrina do direito de polícia judiciária”, sublinha o presidente da ADPESP.

Na análise do jurista Luiz Flavio Gomes, o livro é um marco de uma nova polícia judiciária: “representa mais que uma obra jurídica de relevo, porque vem apregoar a esperança de uma Nova Polícia Judiciária, aquela que todos sonhamos”, destaca na orelha, sublinhando que foi “escrito por competentes delegados de polícia que sonham com a completa renovação dessa distinguida carreira , pela sua relevância jurÍdica e científica, veio para colaborar efetivamente para o aprimoramento do Direito brasileiro”.

Os 17 autores são os seguintes:
Guilherme Caselli de Araújo
Gustavo Mesquista Galvão Bueno
Jaime Pimentel Júnior
José Eduardo Gonzalez Fernandez
Luiz Fernando Zambrana Ortiz
Manoel Francisco de Barros da Motta Peixoto Giordani
Marcelo de Lima Lessa
Monique Patrícia Ferreira Lima
Najeth Caroline Bachour
Osvaldo Evangelista Júnior
Rafael Francisco Marcondes de Moraes
Rodolfo Luiz Decarli
Rodrigo Castro Salgado da Costa
Sandro Thadeu Carhel Pinto Vergal
Thaís Marafanti
Thiago Cirino de Moura Chinellato
Thiago Garcia Ivassaki

 

0