A implantação do Setor Especializado no Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (SECCOLD) pela Deinter 7 – Sorocaba foi exaltada pelo presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita Galvão Bueno, em evento com os delegados da região. A iniciativa desencadeou a operação Casa de Papel, que investiga a ação de uma organização criminosa dentro da Prefeitura de Sorocaba.
“Merece ser enaltecido o trabalho do diretor, Osmar Guimarães Junior, e do delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, na criação deste setor que já contabiliza resultados expressivos. Tivemos investigações que chacoalharam a cidade”, destacou Mesquita.
O presidente da ADPESP defendeu que esse é o caminho a ser trilhado pela Polícia Civil do estado de São Paulo: “A população deu um basta, não admite mais corrupção”. Ainda de acordo com Mesquita, o entendimento da Associação é que o combate à corrupção deve ser uma política de governo.
“A verdade é que a criação desse setor especializado no combate à corrupção depende da coragem e da boa vontade do gestor, como ocorreu em Sorocaba. Por isso, nós enaltecemos o trabalho realizado aqui”, enfatizou Mesquita.
Modernização da PC-SP
Apresentando os resultados de pouco mais de um ano da nova gestão, o presidente da ADPESP detalhou as iniciativas já realizadas e os desafios que estão por vir. Apesar do grave cenário de sucateamento que a Polícia Civil enfrenta atualmente, Mesquita reconheceu o desempenho da instituição.
“A PC-SP faz muito com o pouco que tem. Ainda assim, nos sentimos frustrados em não utilizar todo o potencial que temos para prestar um bom serviço à população”, lamentou.
Com o objetivo de revigorar e robustecer a corporação, a ADPESP desenvolveu dez propostas de modernização da Polícia Civil. São medidas de boa gestão e criatividade que, inclusive, desoneram o estado.
“Entendemos que a segurança pública e a Polícia Civil precisam ser tratadas de maneira séria, técnica e com planejamento. Infelizmente, ainda não vimos no atual governo um planejamento no que se refere à essa questão”, explica Mesquita.
Deinter 7
O encontro com os cerca de 80 delegados da região abrangida pelo Deinter 7 faz parte de uma série de reuniões da diretoria da ADPESP com as regionais. Realizado na última sexta-feira (10/05), o evento contou ainda com apresentação do secretário geral da ADPESP, Fernando David de Melo Gonçalves, e com palestra sobre segurança digital, realizada por Rafael Velasquez.
Confira como foi a repercussão do evento na imprensa local
MAIO
2019