Notícias

Desembargadora do TJ aborda prevenção ao combate de armas e drogas, no IACC

Posted by:

Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Ivana David fez uma exposição a respeito da “prevenção e combate ao tráfico de armas e drogas”, na tarde desta segunda-feira (12/11/2018), durante o Fórum IACC, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Em um discurso muito aplaudido, Ivana David defendeu a incumbência investigativa da Polícia Judiciária e o combate às organizações criminososas como forma de redução da violência.

“Todo mundo quer fazer investigação. Mas isso depende de inteligência, aptidão e perspicácia, que é o que faz a diferença. Essa responsabilidade é da Polícia Judiciária. E ao combater as organizações, combate-se o tráfico de armas, de drogas…”, ela declarou.

Pontos nos quais a atuação dos delegados é questionada na Justiça, a partir de interpretações da lei, também serviram a observações da palestrante. Ela citou ainda, a título de exemplo, crimes nos quais articuladores não são presos, pois não estão no local do flagrante, mas que depois são identificados justamente em razão do importante trabalho investigativo.

“O delegado tem a atribuição constitucional para fazer delação premiada. Isso é inquestionável. E tem que deixar claro: não é preciso colocar a mão no objeto do crime para ser criminoso. Pode-se apreender uma carga no aeroporto de Guarulhos e depois vir à tona quem foram os mentores”, afirmou Ivana David.

Participaram do mesmo painel os delegados de Polícia Federal, João Luiz Moraes Rosa, Pablo Oliva Souza e Fabricio Costa.

 

0