Notícias

Deputado Danilo Balas manifesta apoio à valorização da Polícia Civil

Posted by:

Dando sequência aos encontros com parlamentares em busca de apoio para a valorização dos policiais civis, os presidentes da ADPESP e do SINDPESP, Gustavo Mesquita Galvão Bueno e Raquel Gallinati, estiveram reunidos com o deputado estadual Danilo Balas (PSL). O encontro aconteceu na Alesp, nesta quinta-feira (09/05).

O deputado demonstrou amplo conhecimento sobre a situação de penúria salarial, desmotivadora estrutura de cargos, bem como o sucateamento total da Polícia Civil em São Paulo. Balas concordou que a Lei Orgânica da Polícia Civil está anacrônica e ultrapassada. Ele revelou ainda a intenção em contribuir para a elaboração de um novo regramento, a partir de experiências vinculadas à Polícia Federal.

“Na PF há requisitos objetivos para a promoção de carreira: isso passa por curso na academia, cinco anos na função e trajetória profissional com ausência de pendências funcionais”, citou o deputado estadual.

Dez medidas

Gustavo Mesquita apresentou um documento com 10 medidas de modernização e fortalecimento da PC-SP. Ele destacou o Fundo Estadual da Polícia Civil para o Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (FEPCCOLD), proposta esta que, por meio do Projeto de Lei (PL) 532/2019, tramita há cerca de duas semanas na Alesp.

A criação do Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e de Lavagem de Dinheiro (SECCOLD), bem-sucedido em Guaratinguetá, Jaú e Sorocaba, também foi lembrada por Mesquita. O deputado apreciou a proposta e revelou entusiasmo com a atuação contundente da polícia judiciária estadual no combate aos crimes de colarinho branco.

No encontro, a Proposta de Emenda Constitucional estadual 03/2018, que assegura a justiça salarial aos delegados, tendo como parâmetros os vencimentos dos defensores públicos, também foi abordada, tendo o deputado manifestado total apoio.

“Também deixamos clara a necessidade de um projeto de justiça salarial para as demais carreiras dos policiais civis”, afirmou o presidente da ADPESP.

Atento às iniciativas voltadas à melhoria da Segurança Pública em São Paulo, Danilo Balas acredita que a PEC 03/2018 está pronta para entrar em votação: “Essa PEC já passou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por mim passará aqui. É uma vergonha o salário dos delegados em São Paulo ser o pior do Brasil”.

Por fim, Danilo Balas se colocou como aliado irrestrito na luta pelo fortalecimento da Polícia Civil.

Quem é Danilo Balas

O deputado estadual Danilo Balas é agente federal e está em seu primeiro mandato político. Recentemente, o deputado fez uso da tribuna da Alesp para cobrar ao governador João Dória a prometida valorização salarial dos policiais.

0