Notícias

Delegados elogiam Witzel por elevar PM e PC a secretarias

Posted by:

14 de novembro, 2018

A proposta anunciada pelo governador eleito do Rio de Janeiro, o juiz Wilson Witzel, de elevar a Polícia Civil e a Polícia Militar à condição de secretarias de estado foi elogiada por delegados no I Fórum de Inteligência Aplicada ao Combate à Criminalidade (IACC), na manhã desta terça-feira (13/11/2018), em São Paulo.

Um dos palestrantes, o delegado Carlos Afonso Gonçalves, da Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo, admitiu que a proposta defendida por Witzel na campanha eleitoral é seu “sonho de consumo”.

“Essa proposta reposiciona essas duas instituições (PC e PM) como órgãos de estado, e não órgãos de governo”, com autonomia financeira e administrativa, tal como desejam as instituições. A repressão criminal ficaria com a Policia Civil, e a prevenção e manutenção da ordem pública, com a Polícia Criminal.

Aos que criticam a separação das polícias em duas pastas, o delegado paulista argumenta com exemplos internacionais: “Os EUA trabalham com mais de 38 polícias federais. Desde que bem coordenadas, não haverá problemas”.

Apesar do tom elogioso, o delegado alerta para o risco de propostas semelhantes, passada a eleição, não se tornarem realidade. “A gente deseja que ela (a proposta de Witzel) saia do papel”, ele finalizou.

A palestra foi acompanhada por cerca de 1 mil pessoas presentes, dentre elas a deputada federal eleita, Joice Hasselmann (PSL).

0