Notícias

Covid-19: em 2020, morreram mais policiais vítimas da doença do que em confrontos com criminosos

Posted by:

Publicado em: 16 de Fev de 2021

Matéria publicada hoje, 16, no portal UOL, mostra a dura realidade dos profissionais da segurança pública que seguem trabalhando normalmente durante a pandemia. O levantamento realizado mostrou que, em 2020, houve mais mortes de policiais em decorrência do Covid-19, do que em confrontos com criminosos.

“Se fala muito de que a vida do policial importa, mas não tem uma política para proteger a vida do policial. Os turnos continuam os mesmos, o trabalho continua o mesmo, como se não houvesse pandemia”, diz Rafael Alcadipani, professor de gestão pública a FGV.

De acordo com a matéria, enquanto a covid-19 matou 43 agentes, 22 foram vítimas de assassinato. Ao todo, 18 PMs e quatro policiais civis morreram no ano passado em casos apontados como confrontos durante o serviço, de acordo com a SSP-SP. Já os casos de Covid-19 causaram a morte de 19 policiais militares, 21 policiais civis e três policiais técnico-científicos.

O texto esclarece ainda que, segundo o plano de vacinação definido pelo Ministério da Saúde, policiais estão na lista de grupos prioritários. Porém, devido à escassez de vacinas, ainda não há data definida para o início da imunização da categoria.

Leia a íntegra da matéria do UOL, publicada em 16 de fevereiro

0