Notícias

ADPESP palestra na Semana do Advogado Mackenzie

Posted by:

28 de agosto, 2019

O Centro Acadêmico João Mendes Junior da Universidade Mackenzie, está realizando a Semana do Advogado, com palestras diárias sobre diferentes carreiras jurídicas. Na manhã desta quarta-feira, a carreira de delegado foi o destaque, com palestra do presidente e do diretor da ADPESP, Gustavo Mesquita Galvão Bueno e Arnaldo Rocha Júnior, respectivamente. Também palestraram as presidentes do SINDPESP, Raquel Kobashi Gallinati, e da ADPF e SINDPF-SP, Tania Prado.

O presidente da ADPESP dividiu com os estudantes a sua trajetória até a Polícia Civil, contando desde sua formação, o início profissional como advogado e a escolha pela carreira de delegado: “O Direito abre um leque de possibilidades, mas a área Penal, para mim, é a melhor de todas pelo desafio”

Mesquita contou ainda sobre a rotina enquanto delegado, assumindo várias atribuições também de atividade meio, como funções administrativas características de gestão. “O delegado se torna um líder de fato, indo muito além de um papel de gestão. É aquele que orienta e motiva toda a equipe no desenvolvimento de um bom trabalho”, esclareceu.

A presidente do Sindicato falou sobre a rotina de um delegado de Polícia, os treinamentos necessários e as funções atribuídas. “Um delegado movimenta 90% do sistema de justiça criminal”, destacou Raquel.

Na sequência, a presidente da ADPF e SINDPF-SP esclareceu como é a estrutura da Polícia Federal, os tipos de investigações que são realizadas, o processo de seleção e curso de formação. Chamou a atenção dos alunos o relato sobre as operações especiais feitas pelo órgão. “Quando acontece uma operação especial, reunimos toda a equipe por volta de 4h da manhã, detalhamos a estratégia e distribuímos as ações que cada um deve realizar”, contou Tania.

Já o diretor da ADPESP falou sobre a história da Polícia do Império até os dias atuais, pontuando a evolução da instituição e das atribuições e cargos. Arnaldo Rocha Júnior também chamou a atenção dos estudantes para a responsabilidade do cargo e as mudanças necessárias na rotina pessoal. “Como delegado, eu ando com minha arma diariamente. Mas em uma briga de trânsito, por exemplo, é de minha inteira responsabilidade não utiliza-la para ameaçar ou intimidar a outra pessoa”, enfatizou.

Após as apresentações os alunos fizeram várias perguntas aos quatro palestrantes, interessados em saber mais sobre o dia-a-dia da carreira, o tempo de formação e os principais desafios. A palestra foi realizada em 28 de agosto, no Mackenzie.

 

0