Notícias

ADPESP leva a realidade da Polícia Civil para vice-presidente da Mesa Diretora da ALESP

Posted by:

O presidente da ADPESP, Gustavo Mesquita Galvão Bueno, concluiu as atividades de aproximação parlamentar dessa semana em encontro com o deputado estadual e vice-presidente da Mesa Diretora da Alesp, Gilmaci Santos (PRB), na quarta-feira (18/04/2019).

As explanações sobre as consequências da falta de uma política clara de investimentos nas forças de segurança do estado, em especial com a Polícia Civil, ocupou espaço importante da agenda. Vale ressaltar que a conversa aconteceu dois dias após ampla repercussão na Imprensa sobre o caso do desabamento de parte da marquise do 68º DP de Lajeado, que cedeu na tarde de segunda-feira (15) danificando duas viaturas e prejudicando a atendimento à população. A situação calamitosa obrigou o secretário de Segurança Pública do estado a vir a público em uma entrada ao vivo no SPTV1, da “Rede Globo”, e colocou o tema ainda mais em evidência, não apenas para a população paulista, mas também para os parlamentares.

Como parte dos protocolos das estratégias institucionais da ADPESP, Gilmaci também recebeu os dados sobre a viabilidade orçamentária para a PEC 03/2018, que utiliza como parâmetro para o salário dos delegados o mesmo valor pago aos defensores públicos. No documento, o parlamentar tomou conhecimento sobre o escalonamento para a majoração dos salários em quatro anos, sem impacto financeiro ao Governo do Estado. O estudo propõe ainda o aproveitamento de excedente financeiro de 2018 da própria Polícia Civil, de R$ 126 milhões, conforme revela o Portal da Transparência.

Necessário destacar as tratativas sobre um tema cada vez mais urgente na sociedade, o combate ao crime organizado e, principalmente, à corrupção. O deputado, que participa também de algumas comissões importantes como Constituição, Justiça e Redação, conheceu o projeto com 10 medidas de fortalecimento e modernização da Polícia Judiciária. Destaque para o investimento no Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Seccold)

Sobre o Deputado: além da vice-presidência da Mesa Diretora da ALESP, Gilmaci integra em 2019 as Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Educação e Cultura; Assuntos Metropolitanos e Municipais; e Administração Pública e Relações do Trabalho, estando como suplente na Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, além de Comissão de Atividades Econômicas. A trajetória pública do deputado teve início em 1987, com trabalhos de apoio às comunidades carentes, sobretudo no eixo oeste da região metropolitana paulista, em ações focadas na valorização da juventude, recuperação de viciados e orientação a famílias socialmente desestabilizadas. Já foi líder do Partido Republicano Brasileiro na Assembleia Legislativa.

0