Notícias

ADPESP e OCC realizam treinamento em crimes cibernéticos para delegados de Polícia

Posted by:

Publicado em: 16 de Ago de 2021

“Neste momento vemos o crescimento exponencial dos crimes cibernéticos, especialmente durante a pandemia, e têm crescido cada vez mais devido a utilização cada vez maior das redes sociais,” com essa constatação do cenário atual o presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Gustavo Mesquita Galvão Bueno, abriu na manhã desta sexta-feira, 13, o Curso Introdutório em Crimes Cibernéticos, ao abordar os temas que seriam debatidos por especialistas ao longo do evento.

“Sem dúvida, hoje os crimes cibernéticos são o grande filão da criminalidade, norteados pelo binômio da grande chance de impunidade, aliada ao grande potencial de proveito econômico, binômio que, lamentavelmente, sempre resulta no aumento da criminalidade,” afirmou Mesquita. “Hoje, nós sabemos que não passam dias para que nós, que atuamos na área da segurança pública, sejamos procurados por alguém do nosso relacionamento nos reportando que tenham sido vítimas de uma fraude ou de um golpe no contexto cibernético,” complementou.

Para o presidente da ADPESP, esse cenário sem dúvida alguma impõe aos membros das forças policiais, órgãos públicos em geral, iniciativa privada, sociedade civil organizada e meio acadêmico estudar diuturnamente maneiras e ações para combater esse fenômeno. “Temos que estar sempre dois a três passos à frente da criminalidade,” afirmou.

Já o presidente do Observatório de Crimes Cibernéticos (OCC), Luciano Vilela Coelho, disse que a entidade nasceu para dar formas de a sociedade se defender dos crimes cibernéticos. “A ideia é entregar ferramentas para que a sociedade possa se proteger dessas fraudes,” afirmou.

O Curso Introdutório em Crimes Cibernéticos foi o primeiro evento realizado pela ADPESP em parceria com o Observatório dos Crimes Cibernéticos (OCC), com o apoio da Alliance for Creativity and Entertainment, Alianza, ABTA e da Motion Picture Association.

O time de palestrantes foi formado por Aristides Moura, da Microsoft; Higor Jorge, delegado de Polícia; Alesandro Gonçalves Barreto, coordenador do Cyberlab da SEOPI no Ministério da Justiça; Luzana Fumaux, investigadora de Polícia; Richard Encinas, promotor de Justiça do MPSP; Wagner Carrasco, delegado de Polícia; e Vytautas Zumas, delegado de Polícia.

Os especialistas falaram sobre investigação criminal tecnológica, exploração sexual infantil, inteligência de sinais, preservação de dados, pirataria, criptoativos e criptomoedas e setor privado, com uma palestra do gerente de relações digitais da Microsoft, Aristides Maia.

No encerramento, o diretor de relações institucionais da ADPESP, Dario Elias Nassif, disse que um dos objetivos do evento foi oferecer aos delegados de Polícia aprendizado para aprimorar a segurança pública. “A missão da ADPESP é essa: trazer conhecimento para o combate aos crimes cibernéticos.”

Veja a galeria de fotos do evento:

(clique na foto para ampliar, ou acesse a galeria aqui)

 

 

0