Notícias

ADPESP contribui com estudos de segurança em Seminário de Políticas Públicas

Posted by:

O secretário geral da ADPESP, Fernando David, abordou a Segurança Pública como direito humano fundamental, garantido pela Constituição Federal, e destacou que a queda nos índices de homicídios em São Paulo não é o melhor parâmetro para a mensuração dos resultados de combate à violência no Estado. David participou do 7º Seminário de Políticas Públicas da Câmara Municipal de São Paulo, e apresentou estudos relevantes ao tema.

O secretário geral pontuou que o índice de homicídios em São Paulo é o menor do Brasil, contudo, ele é falacioso. “Parte desses crimes acontece em situação surpreendente, por conta de uma briga em família, da perda de um jogo, ou feminicídio. O índice seguro é o dos crimes patrimoniais, que segue altíssimo. Inclusive o latrocínio, roubo seguido de morte, não é computado entre os homicídios”, detalhou.

Ainda de acordo com ele, essa falsa premissa contribui para que haja pouco investimento em Segurança Pública, que vem sendo pautada pela quantidade de prisões e não pela qualidade. “Enquanto forem presos só os integrantes da base da pirâmide criminosa, a quadrilha irá repor as peças quase que de forma imediata”, alertou David.

Realidade

Fernando David citou também o estado deplorável das instalações das delegacias em todo o Estado. Ele lembrou a todos da queda, há cerca de um mês, de uma marquise do 68º Distrito Policial, no Lajeado, Zona Leste de São Paulo. Na ocasião, dois veículos foram danificados.

O secretário geral da ADPESP ainda advertiu o público acerca da falta de valorização dos policiais, tanto do ponto de vista salarial quanto de estrutura para os trabalhos de apuração com vistas à autoria, materialidade e comprovações substanciais dos crimes.

“A Polícia Civil requer remuneração digna, qualidade e quantidade adequadas de efetivo, treinamentos e equipamentos. Essas são condições primordiais para que possamos exercer o papel de Polícia Judiciária, com forte atuação frente às organizações criminosas, conforme anseios da sociedade”, argumentou.

O seminário

O 7º Seminário de Políticas Públicas da Câmara Municipal de São Paulo foi organizado pelo vereador Senival Moura (PT) e contou com a participação do deputado estadual Jorge do Carmo (PT).

A mesa de trabalhos também foi composta pelos professores e delegados de polícia de São Paulo aposentados Wagner Gionotti Pires e Flavio Katinskas, o professor e procurador do Estado de São Paulo Plinio Black, entre outros professores da Universidade Paulista (UNIP).

O evento foi realizado na manhã de terça-feira (14/05), no Auditório Prestes Maia, na Câmara Municipal.

Veja a íntegra da palestra de Fernando David no evento:

 

0