Notícias

ADPESP contrapõe declarações do governador João Doria e ressalta o descaso com a Polícia Civil

Posted by:

Publicado em: 27 de Out de 2020

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), maior e mais antiga entidade representativa de delegados estaduais do país, vem a público se manifestar acerca das declarações feitas pelo Governador João Doria durante entrevista à Jovem Pan.

Ao negar o sucateamento da Polícia Civil do estado de São Paulo, o governador demonstra desconhecer a realidade que se encontra a instituição, fruto de uma política de descaso do governo do estado que já atravessa três décadas sob comando do mesmo partido. Ou, o que é pior, conhece mas pretende deturpá-la.

O notório processo de sucateamento da instituição se traduz na grande maioria de instalações precárias, déficit de aproximadamente 1/3 do efetivo previsto, e os piores salários do país pagos a seus policiais – que provoca uma evasão diária de bons profissionais para outros estados da federação.

Como se não bastasse, Doria se equivoca gravemente ao alegar suposta vedação de contratação imposta pela Lei Federal 173/2020, já que referido dispositivo apenas impede a criação de novos cargos e não a reposição de cargos já existentes – como inclusive já procedeu o próprio governo federal com a contratação de policiais rodoviários federais recentemente. Observa-se aqui, lamentavelmente, a utilização da pandemia a fim de mascarar o que é, na verdade, falta de vontade política.

Nesta senda, necessário ressaltar que a Polícia Civil do estado de São Paulo segue prestando bons serviços à população paulista APESAR de nosso governo, e não graças a ele. Com efeito, a qualidade e eficiência de nossos serviços devem-se tão somente à abnegação e determinação de nossos policiais civis em bem cumprir sua missão para com a sociedade, pois se dependêssemos de valorização do governo, nada faríamos e o cidadão estaria à mercê da criminalidade.

Por fim, instamos o governador do estado, que em período eleitoral fez da segurança pública sua principal bandeira, que definitivamente abandone o campo da retórica e passe a adotar medidas efetivas para fortalecer e valorizar sua Polícia Civil, em prol da sociedade.

Gustavo Mesquita Galvão Bueno
Presidente da ADPESP

0