Notícias

ADPESP apoia campanha para doação de sangue

Posted by:

4 de junho, 2019

Junho é o marco das ações de conscientização sobre a doação de sangue, com instituições públicas e privadas, prédios históricos e monumentos iluminadas em vermelho. Lançada no estado de São Paulo, a campanha Junho Vermelho ganhou status de lei estadual em 2017 (nº 16.386) e passou a ser promovida em todo o país.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que cada país tenha, entre 3% e 5% de sua população doadora de sangue frequente. No Brasil, o índice fica em 1,8%, enquanto em alguns países da Europa, cerca de 7%.

Como doar

Para fazer a doação de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60), pesar no mínimo 50kg, estar descansado e bem alimentado. É importante levar documento de identificação original e com foto.

Também é importante respeitar os intervalos entre as doações: 60 dias para homens e 90 para mulheres. Após a doação, é necessário permanecer no banco de sangue por cerca de 15 minutos para evitar mal-estar; manter o curativo por pelo menos 4 horas; não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar por 02 horas.

Também é recomendado evitar esforço físico exagerado por 12 horas, especialmente com o braço utilizado para doação; beber bastante líquido; ao dirigir veículo automotor ou ser transportado em motocicleta, é importante parar imediatamente o veículo em caso de mal-estar.

Acesse a lista de endereços do Hemocentro em São Paulo e veja onde doar

0